Em formato híbrido, a audiência esteve dividida entre o Teatro Nair Belo, em Limeira, com cerca de 40 pessoas na plateia, e os que acompanharam a transmissão on-line.

São Paulo, 11/01/2022 Na tarde desta terça, 11/01, cerca de 100 pessoas puderam acompanhar a primeira audiência pública para debater o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), que aconteceu na cidade de Limeira.

A construção dos PDUIs para todas as regiões do Estado conta com apoio técnico e logístico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e integra o Projeto de Regionalização do Estado de São Paulo − estudo feito em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) para um novo ordenamento das regiões do Estado.

O evento aconteceu no formato híbrido e a audiência esteve dividida entre os participantes que compareceram ao Teatro Nair Belo, na cidade de Limeira (cerca de 40 pessoas ocuparam a plateia) e aqueles que preferiram acompanhar as discussões pela transmissão on-line.

Representantes do Governo do Estado, prefeitos e vices, secretários municipais, vereadores e membros da sociedade civil, entre outros, acompanharam a apresentação dos principais resultados dos levantamentos e análises dos dados regionais, realizados por equipes técnicas multidisciplinares da Fipe.

Um dos objetivos da consulta pública foi ampliar o conhecimento sobre a construção do PDUI-RMP e propiciar à sociedade civil e aos poderes públicos maior participação no processo por meio da apresentação de propostas.

A secretária em exercício de Desenvolvimento Regional, Juliana Ogawa, representou o secretário Marco Vinholi no evento. Ela relembrou que o projeto teve início com a determinação do vice-governador Rodrigo Garcia, com aval do governador João Doria, de buscar maior eficiência na gestão dos recursos públicos por meio da integração dos municípios e do compartilhamento de equipamentos públicos que a nova regionalização estadual irá permitir. “O PDUI é uma nova forma de gestão em que os municípios buscam soluções conjuntas para as necessidades comuns”, afirmou ela.

As próximas audiências públicas em torno da elaboração do PDUI da Região Metropolitana de Piracicaba acontecem em 13 de janeiro na cidade de Piracicaba e em 19 de janeiro no município de Rio Claro, sempre às 14 horas.

A audiência pública, que aconteceu no Teatro Nair Bello, em Limeira, seguiu medidas, protocolos sanitários e normas de isolamento para contenção da disseminação do coronavírus.

A audiência pública foi transmitida on-line pelo canal da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Youtube, em https://youtube.com/c/DesenvolvimentoRegionalSP e chegou a 311 visualizações.

As propostas da sociedade civil, organizações públicas, privadas e não-governamentais da região serão recebidas pelo prazo de sete dias após as audiências, por meio da plataforma digital do PDUI da Região Metropolitana de Piracicaba em https://rmp.pdui.sp.gov.br .

Assista: