Prefeitos de vários municípios da região participaram nesta terça-feira (11) da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Piracicaba (AUP) para discutir a elaboração do Plano Diretor Urbano Integrado (PDUI) regional. O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou da reunião que também contou com a presença de Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional, de Marcos Camargo Campagnone, subsecretário de Assuntos Metropolitanos, e do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, presidente do conselho da AUP.

O PDUI “é um instrumento de planejamento que estabelece diretrizes, projetos e ações que visam orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população”. A reunião teve como objetivo apresentar aos prefeitos dos 23 municípios que compõem a AUP o andamento dos trabalhos para elaboração do PDUI.

“O plano diretor regional é importante para o desenvolvimento da região e os municípios devem unir esforços para atingir esse objetivo”, avalia o prefeito Juninho da Padaria.

Na reunião desta terça-feira, Marco Vinholi destacou alguns assuntos como a necessidade de ampliar as câmeras de monitoramento, principalmente nas rodovias. “É bom contar com o apoio do governo estadual, mas também é necessário que as cidades trabalhem juntas tendo o desenvolvimento como objetivo comum”, destaca Juninho.

Monica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público de Rio Claro, participou da reunião da AUP e lembra que o município tem participado ativamente das discussões dos assuntos de âmbito regional. De acordo com ela, “é importante que os municípios aproveitem as oportunidades de interlocução com o governo estadual para definir as políticas públicas de âmbito regional e discutir temas como o uso e a ocupação do solo, o desenvolvimento econômico, as políticas de desenvolvimento social e as diversas questões envolvendo o meio ambiente”.

Link: https://www.gruporioclarosp.com.br/2019/06/11/juninho-participa-com-outros-prefeitos-de-reuniao-da-aglomeracao-urbana/