O Grupo de Trabalho de Macrozoneamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Aglomeração Urbana de Piracicaba (PDUI-AUP) realizou em 19 de fevereiro último sua 7ª reunião, no Museu Municipal Gustavo Teixeira, em São Pedro. No encontro, aconteceu a Oficina de Construção do Macrozoneamento, para identificar, coletivamente, áreas de interesse regional, existentes ou potenciais, que possam assegurar a sustentabilidade, a inovação, a inclusão, entre outros atributos, do território.

Na oficina, o grupo debateu sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí, área importante de preservação ambiental da região, visando à garantia da qualidade dos recursos naturais, especialmente da água, e do fomento às atividades turísticas. O grupo também refletiu sobre o espraiamento desordenado da mancha urbana de municípios da aglomeração, e sobre a necessidade de estudo específico para orientar o uso e a ocupação do solo.

Os resultados obtidos na oficina serão analisados pelos técnicos da Emplasa e apresentados na próxima reunião do GT, que deverá ocorrer na segunda quinzena de março em Rio Claro.