O Deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) participou nesta terça-feira da primeira audiência pública, em Limeira, para debater propostas para a construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

O encontro, organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, foi realizado em formato híbrido (presencial e on-line).

Imagem: Divulgação

Outras duas audiências já estão programadas: no dia 13 de janeiro em Piracicaba (anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação – Rua Cristiano Cleopath, 1902 – Alemães) e no dia 19 de janeiro, em Rio Claro (Câmara de Vereadores – Rua 3, nº 945 – Centro), sempre às 14 horas.

“Acompanhar a construção do Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba é uma grande realização.

A sensação é de que valeu muito a pena ter acreditado nessa possibilidade lá atrás quando percebemos todo o potencial de Piracicaba ser referência para os municípios da região”, destaca o parlamentar.

Morais, autor do Projeto que deu início à criação da Região Metropolitana Piracicaba, também reforça a importância da população opinar e indicar ações por meio dos instrumentos legais que estão abertos neste momento.

Qualquer cidadão pode acessar o site https://rmp.pdui.sp.gov.br, preencher um formulário, escolher o tema de interesse entre as quatro temáticas disponíveis (planejamento territorial e uso do solo; meio ambiente, saneamento e recursos hídricos; desenvolvimento econômico e atendimento social; e transporte e sistema viário) e enviar sua contribuição até sete dias úteis após as audiências.

Essas proposições vão embasar a proposta final do Plano, que acompanha o Projeto de Lei (PL) que será enviado à Assembleia Legislativa.

Região Metropolitana

A Região Metropolitana de Piracicaba foi sancionada em agosto de 2021 com 24 municípios integrantes (Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro) e uma população aproximada de 1,5 milhão de pessoas.

Fonte: https://www.jornalosemanario.com.br/roberto-morais-participa-de-audiencia-publica-da-regiao-metropolitana/