Foto da 2° reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMP, que aconteceu em Iracemápolis

Piracicaba sedia na próxima quinta-feira, 13/01, às 14h, audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Piracicaba. Audiência acontecerá no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação e também será transmitida em ambiente virtual, para ampliar o acesso do público à audiência. Evento é aberto ao público em geral, mas com número limitado de pessoas na participação presencial. Realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Foram convidados, além de Piracicaba, os municípios de Capivari, Elias Fausto, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. Eventos semelhantes acontecerão em Limeira e Rio Claro, agregando outros municípios que compõem a região metropolitana.

Conforme convite que foi enviado aos municípios, as audiências públicas são uma oportunidade para os cidadãos debaterem propostas sobre o ordenamento territorial da região e sobre as funções públicas de interesse comum aos municípios que a compõem. Os materiais já produzidos em outras audiências e oficinas podem ser acessados no endereço: rmp.pdui.sp.gov.br. O caderno de insumos para estimular o debate, disponíveis no site, contém resumo dos principais temas a serem abordados na audiência pública. Envio de propostas pode ser feito até o dia 21/01. A pessoa só precisa acessar o site, preencher formulário curto, escolher entre os temas disponíveis e enviar sua contribuição.

A transmissão da audiência será feita pelo endereço https://youtube.com/c/DesenvolvimentoRegionalSP, do canal da Secretaria de Desenvolvimento Regional, responsável por facilitar a relação dos 645 municípios com o Governo do Estado. Ela dialoga, ouve necessidades, integra e articula parcerias e convênios

PDUI – O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), conforme descrito na plataforma digital, é um instrumento legal de planejamento e gestão metropolitana e regional, definido em 2015 pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089/15). É ele que define as diretrizes e os meios necessários para orientar ações governamentais e da iniciativa privada em Regiões Metropolitanas (RMs), Aglomerações Urbanas (AUs) e Microrregiões (MRs), visando ao desenvolvimento sustentável e à redução das desigualdades regionais. Sua inovação é permitir que as decisões relativas a esses territórios sejam tomadas, de forma democrática, entre Estado, municípios e a sociedade civil − como requer a estrutura de governança interfederativa.

SERVIÇO – Audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Piracicaba. Dia 13/01/2022, às 14h, na Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba – Anfiteatro – Rua Cristiano Cleopath, 1902, Alemães, Piracicaba/SP.

Fonte: https://nh.tv.br/cidades/piracicaba/piracicaba-sedia-audiencia-publica-de-plano-de-desenvolvimento-urbano-integrado-da-regiao-metropolitana/